Psicoterapia Terceira Idade
Psicologia Clínica
A terceira idade marca o início de uma nova etapa da vida. O corpo passa a criar limites, os movimentos tornam-se mais lentos e, com isso, o ritmo de vida começa a mudar. Com o aumento da expectativa de vida, torna-se ainda mais importante refletir sobre a qualidade dessa fase: o que ainda pode ser vivido, o que precisa ser ressignificado, e quais sonhos ainda desejam ser realizados. Envelhecer pode sim ser um processo de leveza e redescoberta.
Em meu trabalho como psicóloga clínica, tenho observado como esse momento pode ser transformador. O desejo de revisitar e organizar a própria história, limpando os porões da alma, pode criar uma dinâmica mais colorida nessa fase da vida.
Indicações
Muitos idosos sentem a necessidade de organizar suas emoções diante dessa nova fase da vida.
Eles relatam sintomas de depressão e ansiedade diante de situações em que a a rotina se torna menos produtiva, e as limitações físicas começam a dar sinais por conta do envelhecimento. A morte da esposa ou do marido, o ninho vazio, a falta de amigos, são temas frequentes durante as sessões com idosos. A solidão e o abandono se tornam temas reais e dolorosos. Feridas antigas e conflitos mal elaborados podem emergir durante essa fase.
Resultados e benefícios
A psicoterapia pode ensinar o idoso a se ouvir. Ao longo da vida, geralmente o idoso teve que cumprir papeis sociais e familiares, e não deu espaço para a escuta de seus traumas e desejos mais profundos.
A psicoterapia mostra-se uma importante aliada para ajuda-lo a rever a sua história e promover um envelhecimento mais leve.
O significado da palavra idoso é "uma pessoa que viveu muitos anos". Que bom que a vida te trouxe até aqui! Ainda podemos viver em plenitude nessa fase de vida.
Como é o atendimento?
É interessante perceber a forma como os idosos chegam na clinica. Muitas vezes eles são encaminhados pelos próprios filhos ou por profissionais das áreas da saude. E em raros casos eles vem corajosamente para a clinica sozinhos, em busca de respostas para velhas feridas.
As sessões com idosos são realizadas semanalmente, com aproximadamente 1 hora de duração. Muitos preferem fazer as sessões online por conta do dificil deslocamento até a clinica.
Um dos materiais mais ricos nessa fase da vida é a análise dos sonhos. Os sonhos muitas vezes trazem imagens guardadas há muitos anos, e pedem para serem reveladas, elaboradas e transformadas. A partir desses conteúdos é possível ampliar a consciência, cuidar das feridas emocionais e reconectar-se com a própria história. Aos poucos percebemos a alma mais leve, e conseguimos lidar com os desafios deste momento existencial.
Sobre mim
Sandra Midori Kuwahara Sasaki | Psicologia Clínica | CRP: 06/75104
Olá! Sou Sandra Midori Kuwahara Sasaki, psicóloga clínica com mais de 20 anos de experiência em atendimento psicoterapêutico individual. Minha trajetória profissional teve início na década de 1980, como professora de artes e música. Neste período percebi a conexão entre a Arte e a Psicologia.
Desde o ano de 2004 trabalho com crianças, adolescentes, adultos e idosos nas regiões de Santana e Bela Vista na cidade de São Paulo. Identifiquei-me com a Psicologia Junguiana pois ela valoriza o diálogo entre o consciente e o inconsciente, o trabalho com os sonhos, as técnicas expressivas e a sensibilidade para entender a alma humana. O universo simbólico é a forma mais profunda de compreender as angústias e dilemas existenciais, e dessa forma, conseguimos nos conectar com a nossa jornada pessoal.
Sou pesquisadora colaboradora no Laboratório de Estudos da Personalidade do Instituto de Psicologia da USP (IP-USP), mantendo-me em constante atualização. Além disso, escrevo como colunista no site Vya Estelar, trazendo reflexões sobre temas ligados à Psicologia. Atuo também como supervisora clínica em meu consultório particular.
Participo constantemente de congressos no Brasil e na América Latina, apresentando trabalhos que contemplam temas como arte, cultura e a psicologia junguiana, buscando compartilhar experiências e conhecer novas técnicas cientificamente comprovadas.