Orientação Vocacional

Psicologia Clínica


Qual é o seu papel no mundo?

É impressionante como muitas vezes esta pergunta já nasce muito cedo em nossas vidas. James Hillman no livro “O código do ser”, mostra como algumas vocações já são manifestadas desde a infância. Segundo este autor, a semente de carvalho contém a árvore em si mesma, portanto, nós também já nascemos com um dom inato.


Gardner, psicólogo americano, também diz que o ser humano já nasce com uma pré-disposição a determinadas habilidades, nas quais ele nomeia como Inteligências Múltiplas. 


No trabalho de orientação vocacional conseguimos identificar as habilidades inatas e orientar o cliente a seguir o caminho que mais se adeque à sua personalidade.

Indicações

Geralmente os adolescentes e adultos são os que mais procuram esse trabalho. As dúvidas em relação à qual área seguir na faculdade surgem nos últimos anos do ensino medio. Algumas pessoas já tem uma certa noção das suas habilidades, mas organizar essas informações para que a escolha seja mais segura pode ser um caminho importante.

Resultados e benefícios

O foco principal é o autoconhecimento. Por mais que alguns clientes se sentem responsaveis, muitas vezes, em seguir o caminhos dos pais é sempre importante primeiro entender a personalidade e as habilidades que a pessoa possui para herdar esse caminho. 


Diante desse processo, muitas vezes o cliente se depara com habilidades que não tinha conhecimento. Portanto, criar um processo organizado para essa decisão importante pode prevenir frustrações e perdas, seja de tempo, seja perdas financeiras.

Como é o atendimento?

O processo de orientação vocacional é estruturado em aproximadamente oito sessões, com duração de aproximadamente 1 hora. Começo com uma entrevista profunda para conhecer a história de vida da pessoa e identificar as habilidades desde a infância.


A partir disso, aplico testes cientificamente comprovados e atividades  projetivas que ajudam a identificar as habilidades e a personalidade da pessoa. Ao final, entrego uma devolutiva por escrito, com análise dos resultados e sugestões de áreas profissionais compatíveis com os talentos do cliente. Mais do que uma escolha técnica, o objetivo é promover o autoconhecimento e a autoconfiança para que ele consiga definir uma escolha mais coerente com o seu caminho de individuação. 

Sobre mim

Sandra Midori Kuwahara Sasaki | Psicologia Clínica | CRP: 06/75104


Olá! Sou Sandra Midori Kuwahara Sasaki, psicóloga clínica com mais de 20 anos de experiência em atendimento psicoterapêutico individual. Minha trajetória profissional teve início na década de 1980, como professora de artes e música. Neste período percebi a conexão entre a Arte e a Psicologia.

 

Desde o ano de 2004 trabalho com crianças, adolescentes, adultos e idosos nas regiões de Santana e Bela Vista na cidade de São Paulo. Identifiquei-me com a Psicologia Junguiana pois ela valoriza o diálogo entre o consciente e o inconsciente, o trabalho com os sonhos, as técnicas expressivas e a sensibilidade para entender a alma humana. O universo simbólico é a forma mais profunda de compreender as angústias e dilemas existenciais, e dessa forma, conseguimos nos conectar com a nossa jornada pessoal.

 

Sou pesquisadora colaboradora no Laboratório de Estudos da Personalidade do Instituto de Psicologia da USP (IP-USP), mantendo-me em constante atualização. Além disso, escrevo como colunista no site Vya Estelar, trazendo reflexões sobre temas ligados à Psicologia. Atuo também como supervisora clínica em meu consultório particular.

 

Participo constantemente de congressos no Brasil e na América Latina, apresentando trabalhos que contemplam temas como arte, cultura e a psicologia junguiana, buscando compartilhar experiências e conhecer novas técnicas cientificamente comprovadas.

Saiba mais