Psicoterapia Infantil
Psicologia Clínica
A criança tem uma forma diferente de manifestar seus problemas emocionais. A agressividade e a irritabilidade podem ser vistas pelos pais e pela escola como falta de limites, mas esse comportamento pode estar “mascarando” sintomas de depressão e até mesmo abuso sexual infantil.
O psicodiagnóstico e a psicoterapia infantil visam analisar e identificar as causas desses comportamentos, utilizando recursos expressivos e outras atividades lúdicas que facilitam o diálogo da criança com a psicoterapeuta.
A participação dos pais é essencial nesse processo, sensibilizando-os a compreender seu filho de forma amorosa, e orientando-os também a mudar algumas dinâmicas familiares.
Indicações
Geralmente os pais procuram o psicólogo infantil quando percebem mudanças no comportamento da criança. A escola também é um ambiente onde a criança manifesta comportamentos inadequados e preocupantes, tais como: agressividade, irritabilidade, medo, humor instável, tristeza, isolamento, entre outros.
As cores e formas dos desenhos e o tipo de conteúdos que a criança reflete nas brincadeiras podem mostrar também sinais de que algo não está bem em seu desenvolvimento.
Resultados e benefícios
A psicoterapia infantil visa criar um espaço de expressão dos sentimentos da criança, auxiliando-a a organizar seus sentimentos e fortalecer o desenvolvimento da sua personalidade e da sua identidade. A devolutiva aos pais fornece uma oportunidade de conhecer a dinâmica psíquica do seu filho, sempre respeitando o sigilo, e fortalecendo os laços familiares.
Caso haja necessidade de dar orientações à equipe escolar, podemos sempre agendar reuniões para beneficiar a criança em seu desenvolvimento em todos os setores da sua vida.
Como é o atendimento?
Durante as consultas, a sala é cuidadosamente preparada com brinquedos e materiais expressivos, criando um espaço lúdico em que a criança possa se comunicar de forma espontânea, projetando tanto suas angustias quanto o potencial da sua personalidade.
Inicialmente realizo um psicodiagnóstico de 5 sessões. Na primeira sessão faço a entrevista com os pais, coletando dados da anamnese, bem como os motivos que os levaram a buscar ajuda. Em seguida, realizo 3 sessões diagnósticas com a criança, utilizando recursos lúdicos e técnicas projetivas para compreender sua dinâmica emocional. Enfim, na quinta sessão retorno com os pais para a devolutiva. Este é um momento importante em que os pais começam a compreender melhor a dinâmica da personalidade da criança, bem como analisarmos as causas do comportamento do seu filho. Tudo isso sempre respeitando o sigilo e a integridade da criança e da família.
Após a devolutiva, sugere-se dar ou não continuidade a um processo psicoterapêutico com a criança. Caso seja necessário dar continuidade às sessões, a criança passa a vir semanalmente em um horário previamente combinado. O contato com os pais é mantido por meio de sessões periódicas nas quais alinhamos o andamento da terapia e discutimos estratégias para melhorar a dinâmica familiar. Conforme os sintomas vão melhorando, ajusto a frequência das sessões até que a criança esteja pronta para a alta.
Sobre mim
Sandra Midori Kuwahara Sasaki | Psicologia Clínica | CRP: 06/75104
Olá! Sou Sandra Midori Kuwahara Sasaki, psicóloga clínica com mais de 20 anos de experiência em atendimento psicoterapêutico individual. Minha trajetória profissional teve início na década de 1980, como professora de artes e música. Neste período percebi a conexão entre a Arte e a Psicologia.
Desde o ano de 2004 trabalho com crianças, adolescentes, adultos e idosos nas regiões de Santana e Bela Vista na cidade de São Paulo. Identifiquei-me com a Psicologia Junguiana pois ela valoriza o diálogo entre o consciente e o inconsciente, o trabalho com os sonhos, as técnicas expressivas e a sensibilidade para entender a alma humana. O universo simbólico é a forma mais profunda de compreender as angústias e dilemas existenciais, e dessa forma, conseguimos nos conectar com a nossa jornada pessoal.
Sou pesquisadora colaboradora no Laboratório de Estudos da Personalidade do Instituto de Psicologia da USP (IP-USP), mantendo-me em constante atualização. Além disso, escrevo como colunista no site Vya Estelar, trazendo reflexões sobre temas ligados à Psicologia. Atuo também como supervisora clínica em meu consultório particular.
Participo constantemente de congressos no Brasil e na América Latina, apresentando trabalhos que contemplam temas como arte, cultura e a psicologia junguiana, buscando compartilhar experiências e conhecer novas técnicas cientificamente comprovadas.