Psicoterapia Adolescente

Psicologia Clínica


A adolescência é um dos períodos mais intensos na vida de um individuo, marcando a transição da infância para a vida adulta. Durante essa fase ocorrem mudanças hormonais e comportamentais, levando os jovens a questionarem tanto o mundo quanto a si mesmos. Eles começam a sentir a necessidade de falar sobre temas ligados a relações amorosas, relações de amizade, relacionamentos com os colegas da escola (bullying), e as mudanças no relacionamento com a família. 


Todas essas questões podem gerar uma crise emocional. Sentimentos e sintomas como: insegurança, angustia, impotência, baixa autoestima, tristeza, isolamento, ansiedade e depressão, entre outros, aparecem constantemente nas sessões. Frequentemente existe uma crise de identidade. Para os pais, essa fase pode ser desafiadora, pois a compreensão do que acontece com seus filhos se torna mais complexa.

Indicações

Atualmente, os próprios adolescentes sinalizam a necessidade de psicoterapia, pedindo aos pais que procurem um profissional especializado. Eles mesmos percebem que essa fase é marcada por crises existenciais. Outros fatores de risco como o uso de drogas, álcool e a descoberta da sexualidade, preocupam os familiares e a escola, e nesses casos, os pais e outras instituições acabam encaminhando os adolescentes para a psicoterapia. 


Embora aparentem maturidade, os adolescentes ainda apresentam inseguranças na construção da sua identidade e na forma como devem se comportar no mundo.

Resultados e benefícios

O espaço terapêutico proporciona ao adolescente um ambiente seguro para que ele exponha suas crises existenciais. No decorrer da sessões, o adolescente entra em contato com seus medos, angustias, inseguranças, organizando seus sentimentos e fortalecendo sua personalidade. Essa fase é uma das mais importantes para o autoconhecimento. A percepção de si mesmo auxilia o adolescente a lidar com as comparações recorrentes com os colegas, e até mesmo com os personagens que aparecem nas redes sociais. Inclusive as redes sociais e o excesso de tela fazem com que o adolescente tenha dificuldade de lidar com as questões do mundo real. 

Ao mergulhar em suas próprias emoções e valores, o adolescente passa a entender melhor a si mesmo e o mundo que o cerca, e o melhor: começa a fortalecer-se para lidar com a realidade da vida.

Como é o atendimento?

No processo com os adolescentes ainda é necessário o consentimento dos pais, pois eles ainda não são legalmente responsáveis por si mesmos. Por conta disso, geralmente faço inicialmente 5 sessões psicodiagnósticas. A primeira sessão é com os pais, em que coleto os dados da anamnese e as observações sobre a dinâmica observada. Em seguida faço sessões só com o adolescente, fazendo atividades projetivas, conversando sobre suas dificuldades, incluindo também relatos de conteúdos inconscientes que aparecem nos sonhos. Por fim, realizo a devolutiva, que é um momento especialmente valioso, pois costuma promover diálogos significativos entre pais e filhos, fortalecendo vínculos e esclarecendo percepções de ambas as partes.


Muitos adolescentes querem participar da devolutiva, e nesse momento, conseguimos abrir para novas formas de diálogos na dinâmica familiar.

Sobre mim

Sandra Midori Kuwahara Sasaki | Psicologia Clínica | CRP: 06/75104


Olá! Sou Sandra Midori Kuwahara Sasaki, psicóloga clínica com mais de 20 anos de experiência em atendimento psicoterapêutico individual. Minha trajetória profissional teve início na década de 1980, como professora de artes e música. Neste período percebi a conexão entre a Arte e a Psicologia.

 

Desde o ano de 2004 trabalho com crianças, adolescentes, adultos e idosos nas regiões de Santana e Bela Vista na cidade de São Paulo. Identifiquei-me com a Psicologia Junguiana pois ela valoriza o diálogo entre o consciente e o inconsciente, o trabalho com os sonhos, as técnicas expressivas e a sensibilidade para entender a alma humana. O universo simbólico é a forma mais profunda de compreender as angústias e dilemas existenciais, e dessa forma, conseguimos nos conectar com a nossa jornada pessoal.

 

Sou pesquisadora colaboradora no Laboratório de Estudos da Personalidade do Instituto de Psicologia da USP (IP-USP), mantendo-me em constante atualização. Além disso, escrevo como colunista no site Vya Estelar, trazendo reflexões sobre temas ligados à Psicologia. Atuo também como supervisora clínica em meu consultório particular.

 

Participo constantemente de congressos no Brasil e na América Latina, apresentando trabalhos que contemplam temas como arte, cultura e a psicologia junguiana, buscando compartilhar experiências e conhecer novas técnicas cientificamente comprovadas.

Saiba mais