Adolescentes

Tempo de transição...

 

A adolescência é um dos períodos mais intensos na vida de um indivíduo. Ela representa a passagem da infância para a idade adulta, trazendo mudanças no corpo, na voz, no comportamento, e nas relações que o indivíduo mantém com o mundo e com ele mesmo. 

 

O adolescente questiona tudo. Tanto o seu mundo externo como o interno. É o tempo de fazer escolhas. Ele precisa escolher qual faculdade vai cursar, que emprego quer arrumar, que relação amorosa gostaria de ter, que estilo de roupa quer usar para se apresentar ao mundo. Tudo isso cria muitas vezes um grande “nó” em seus sentimentos. 

 

Na psicoterapia com adolescentes a necessidade de falar, contar suas conquistas e decepções, seus medos e angustias tem um destaque especial. O adolescente precisa de um espaço sigiloso para elaborar tudo isso. Muitas vezes eles não conseguem conversar com seus pais e amigos sobre determinados assuntos, eles querem diferenciar-se para o mundo. O trabalho com sonhos e outros recursos expressivos também auxiliam nesta jornada.

 

Os pais são um destaque à parte. Existe uma dificuldade muito grande em compreender o que está acontecendo com seu filho, que antes era facilmente controlado. Costumo dizer aos pais que na infância seu filho satisfazia-se com as histórias de contos de fadas. Agora, eles querem encarar o lobo mau. Os pais se desesperam, mas a vida chama o adolescente para o amadurecimento. 

 

Nesta fase o indivíduo fica exposto também a vários fatores de risco. As drogas ilícitas, a bebida alcoólica, a descoberta da sexualidade, juntamente com a necessidade do adolescente de experimentar novas aventuras, pode causar sérios danos ao seu desenvolvimento. Não devemos esquecer que, apesar do corpo amadurecido, este indivíduo ainda precisa de ajuda. Ele pode até dizer que não quer ser cuidado, mas quer. Por isso é muito importante que os pais continuem mantendo um diálogo amoroso com seu filho.

Vídeos
Veja também:
link 1
link 1
Sandra Midori Kuwahara Sasaki
Psicóloga
CRP 06/75104
Santana
Rua Dr. Zuquim, 449 - conj. 34
(Metrô Santana)
Bela Vista
Rua Itapeva, 490 - conj. 98
(Metrô Trianon-MASP)
Desenvolvido por d.Tavares