Orientação Vocacional

Qual é o seu papel no mundo?

 

É impressionante como muitas vezes esta pergunta já nasce muito cedo em nossas vidas. James Hillman no livro “O código do ser”, mostra como algumas vocações já são manifestadas desde a infância. Segundo este autor, a semente de carvalho contém a árvore em si mesma, portanto, nós também já nascemos com um dom inato.

 

Gardner, psicólogo americano, também diz que o ser humano já nasce com uma pré-disposição a determinadas habilidades, nas quais ele nomeia como Inteligências Múltiplas. Ao observarmos as crianças brincando nas horas livres em casa ou na escola, podemos perceber que elas apresentam um certo interesse por determinada brincadeira: jogos de montar, esporte, pintura, música, entre outras. 

 

Assim, quando chega o momento da escolha profissional, podemos rastrear toda a história de interesses que o indivíduo apresentou desde a infância, analisando também por meio de entrevistas e testes específicos,  as profissões mais adequadas de acordo com as habilidades de cada um.

 

A orientação vocacional geralmente é realizada no período da adolescência, mas nada impede que se faça na fase pré-adolescente ou idade adulta. O processo dura aproximadamente 8 sessões, com 1 hora de duração/sessão.

Vídeos
Veja também:
Sandra Midori Kuwahara Sasaki
Psicóloga
CRP 06/75104
Santana
Rua Dr. Zuquim, 449 - conj. 34
(Metrô Santana)
Bela Vista
Rua Itapeva, 490 - conj. 98
(Metrô Trianon-MASP)
Desenvolvido por d.Tavares